A Shift Robotics, empresa de engenharia robótica de Pittsburgh, Pensilvânia, acaba de anunciar a criação dos tênis mais rápidos do mundo. Movidos a bateria, os Moonwalkers prometem fazer uma pessoa andar três vezes mais rápido.
Desenvolvido por um engenheiro de jatos americano, o tênis é movido por um motor de 300 watts de última geração sobre um conjunto de oito rodas de poliuretano. Os sensores seguem a marcha do utilizador, enquanto os algoritmos ajustam automaticamente a potência dos motores de acordo com a sincronização entre cada passada. Ou seja, a velocidade aumenta ou diminui à medida que a pessoa caminha mais depressa ou mais devagar.
Apesar de parecerem patins futuristas, os Moonwalkers não exigem que o utilizador se equilibre mais do que faria ao andar normalmente. Para descer escadas, por exemplo, basta selecionar o modo “lock” com apenas um gesto. Eles podem ser utilizados em diferentes terrenos, possuem bateria com autonomia de 1h30 e alcance de 9,5km de distância.
Os criadores pretendiam levantar a quantia de 90 mil dólares através do Kickstarter, mas já ultrapassaram a meta. A entrega dos Moonwalkers está prevista para março de 2023.